O Canivete

 
Carl Elsener, um artesão de cutelaria que começou fabricando todos os tipos de cortantes, foi quem inventou o canivete suíço. Ele trabalhou como fornecedor de facas para as forças armadas de 1890 e 1897, quando bolou o que passaria a chamar de “marca registrada do país” – ignorando os queijos e os relógios suíços.

O nome da empresa, Victorinox, foi emprestado pela mulher de Elsener: Victoria, claro. Mas o sufixo “inox” só foi incorporado em 1913, para celebrar o surgimento do aço inoxidável.

O espanto é que 100 anos depois, a Dinastia Elsener continua no comando dos negócios. Atualmente, o patrono é Carl Elsener III, 74 anos, neto do fundador, que toca a empresa com a ajuda do filho, Carl Elsener IV, 38 anos.

Outros membros da família também ocupam cargos vitais na empresa, como Edouard Elsener, irmão de Carl III. Adaptando-se aos novos tempos, (tem que as imitações se tornaram uma séria ameaça), os Elsener passaram a adotar estratégias comerciais e truques de marketing para manter a dianteira. A novidade, guardada a sete chaves, é o canivete em formato de cartão de crédito.