O Primeiro Congresso Odontológico Realizado no Brasil

 
Em 1913, o Rio de Janeiro foi sede do I Congresso Panamericano de Odontologia que se realizou na Biblioteca Nacional. A Odontologia brasileira começava a criar personalidade. Os livros de Coelho e Souza encontraram campo fértil para o ensino. O Curso de Odontologia funcionava junto ao de Medicina na Santa Casa de Misericórdia, na rua Santa Luzia. Existia a Escola Livre de Odontologia, no Largo se São Francisco e começava a funcionar a Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado do Rio de Janeiro em Niterói.
Acorreram dentistas de todo o Brasil e países limítrofes. Como delegado dos Estados Unidos, veio o Dr. Walter Beeckman. No total, participaram 250 congressistas.
A 12 de outubro de 1913, o Dr. Lauro Miller, Ministro do Exterior e Presidente de Honra do Congresso, inaugurou o evento, com um discurso dirigido ao valor social da Odontologia. Falaram representantes do Equador, Peru, Uruguai, São Paulo, além do Dr. Azevedo Sodré. A sessão inaugural foi encerrada com discurso do Dr. Sebastião Jordão.
Foram inúmeras as conferências. As demonstrações práticas foram realizadas na Escola Livre de Odontologia.
As atividades sociais constaram de uma excursão em automóvel à Tijuca (Alto da Boa Vista e arredores), passeio de trem a Petrópolis, com direito a banquete no Palácio de Cristal e saudação com champagne, subida ao Pão de Açúcar, passeio às praias de Niterói na antiga barca da Cantareira.
No dia 19 de outubro, o Governo Brasileiro ofereceu um banquete aos delegados estrangeiros, no salão de honra da Associação dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, com menu à francesa.
Ao champagne, foram feitas saudações, destacando-se ao Dr. Raul de Pereira e Maia aos delegados estrangeiros e a do Dr. Walter Beeckman aos brasileiros.
A exposição comercial mostrou os avanços da época. Foram distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze às firmas e às Escolas participantes: Coelho e Souza, Livre do Rio de Janeiro, Farmácia e Odontologia de São Paulo e O'Granbery de Juiz de Fora e também aos dentistas participantes com exposição de trabalho e lançamentos de livros.