PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA RECEBE NOTA 6 DA CAPES
 
A Universidade UNIVERITAS/UNG é a instituição particular de ensino superior que possui o melhor Programa de Pós-Graduação em Odontologia no Brasil. A nota seis (6) atribuída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na avaliação quadrienal 2012-2016 colocou o mestrado e o doutorado no topo do ranking nacional nas áreas de periodontia, implantodontia e dentística.

De acordo com o parecer, o Programa de Odontologia, que inclui os cursos de mestrado e doutorado, obteve conceito máximo nos cinco itens avaliados: Proposta do Programa; Corpo Docente; Corpo Discente, Teses e Dissertações; Produção Intelectual; e Inserção Social. "A obtenção do conceito máximo em todos os itens é um reconhecimento ao expressivo amadurecimento do nosso programa no último quadriênio. A UNIVERITAS/UNG é a única Universidade privada do Brasil a conquistar um curso de excelência em Odontologia", aponta a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Dra. Magda Feres. Dos mais de 4 mil Programas de stricto sensu existentes no Brasil, 13% possuem notas máximas: 6 ou 7, e somente 5 desses programas de excelência pertencem a IES privadas (não confessionais/comunitárias): "incluindo o nosso", acrescenta Magda.

Para o reitor da Universidade UNIVERITAS/UNG, Eloi Lago, esse prestígio não se dá apenas pelo uso de recursos inovadores. "O resultado é fruto de um trabalho contínuo de planejamento e apoio à pesquisa, e, principalmente, de uma comunidade acadêmica que se empenhou e sincronizou seus esforços para fazer o melhor", explica.

A CAPES é o órgão do Ministério da Educação responsável pelo reconhecimento e a avaliação de cursos de pós-graduaçãostricto sensu (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado) em âmbito nacional.

Excelência na Odontologia

Os estudos realizados na Universidade UNIVERITAS/UNG têm contribuído para o tratamento das periodontites e de outros problemas bucais em todo o mundo. As pesquisas têm recebido apoio financeiro constante dos órgãos de fomento nacionais (FAPESP, CAPES e CNPq) e internacionais (National Institutes of Health; NIH, USA).

"A Internacionalização, um critério indispensável para os programas de stricto sensu de excelência, também é um diferencial importante do nosso Programa", ressalta Magda. Nos últimos 4 anos, professores do Mestrado e Doutorado em Odontologia foram convidados para apresentar os resultados das suas pesquisas, em mais de 40 congressos realizados na Itália, Suíça, Holanda, Polônia, Chile, Uruguai, Colômbia, Egito, Alemanha, Bélgica, Rússia, Itália, Grécia e Estados Unidos.

Em 2015, pesquisadores da UNIVERITAS/UNG, USP e da Colgate Palmolive (Piscataway, USA) se uniram para constituir um projeto inédito chamado Latin America Oral Health Association (LAOHA), com sede na Universidade. A LAOHA visa estimular o desenvolvimento científico da Odontologia e a melhoria da saúde bucal na América Latina, por meio da concessão de bolsas de estudo para que alunos de outros países da América Latina e Regiões Norte/Nordeste do Brasil façam o doutorado em Instituições de Ensino Brasileiras, além de um fundo-reserva para que esses alunos possam viajar e apresentar os resultados dos seus estudos nos mais importantes congressos da área odontológica. Além disso, a Associação abrange outras atividades, como a organização de eventos internacionais e a realização de estudos multicêntricos, que envolve a UNIVERITAS/UNG, USP e outras Instituições de Ensino e pesquisa da América Latina.

Todos esses avanços do Programa de Odontologia no campo da internacionalização ajudaram a impulsionar a UNIVERITAS/UNG como a primeira Universidade privada (não confessional/comunitária) do Brasil, no Ranking Universitário da Folha de São Paulo.