quinta-feira, 21 de novembro de 2019   
logo
Nossa Missão
A ABO-RJ é uma entidade com características técnico-científica, culturais, filantrópicas e sociais, constituída por número ilimitado de sócios cirurgiões-dentistas, acadêmicos de Odontologia e demais profissionais afins regularmente inscritos nos respectivos Conselhos.

:: Diapasão
 
Instrumento que forma uma ou mais alturas sonoras determinadas. Em forma de garfo, foi inventado em 1711 para fins musicais. Ele dá o lá natural, referência para afinação de instrumentos. Atualmente o diapasão é construído com palhetas para sopro.

O tonário é um diapasão formado por um tubo de madeira com êmbolo variável e quadrado. Foi usado na Inglaterra entre 1750 e 1850.

O diapasão do Museu Salles Cunha é em forma de garfo, de ferro fundido, tendo em sua extremidade um pequeno artifício para ser encostado junto ao tragus, o que permite a percepção das vibrações e som do lá natural. Tem aproximadamente 100 anos.

Foi doado por Lucila Magalhães (Rio de Janeiro)

Ref.- Dicionário Grove de Música- Edição Concisa - Rio de Janeiro, Zahar, 1994, p. 266.

 Jornalista Responsável: Cíntia de Assis | Desenvolvimento: SR Informática | Realização: ABO-RJ Siga-nos no Facebook Facebook