Grandes Momentos da Odontologia

 
  1. O primeiro grande momento da Odontologia foi a publicação de "Le Chirurgien Dentiste ou Traité des Dents" , na França, em 1728, de autoria de Pierre Fauchard..Sua edição de 1746 percorreu o mundo todo. Nos dois volumes do livro, Fauchard descreve doenças, principalmente as gengivais, descreve instrumentos, faz apreciações sobre a cárie, ensina a construir dentes artificiais a partir de osso de boi, dá organização científica à profissão. Seus ensinamentos mostraram o caminho da Odontologia, naturalmente dentro dos recursos existentes na época.

  2. Enquanto Fauchard publicava a segunda edição de seu excepcional livro, nascia em São João d'El Rei, em 1746, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Embora na época houvesse quem se dedicava à prática da Odontologia, Tiradentes é o primeiro brasileiro a ser conhecido pelo trabalho que executava na profissão, portanto um marco inicial na Odontologia brasileira. Seus instrumentos mostram um trabalho variado no seu atendimento, comprovado por suas próprias palavras ao dizer que conhecia muita gente importante pela sua capacidade de pôr e tirar dentes.

  3. Em 1840, Wells descobre a anestesia, proporcionando à Odontologia o seu segundo grande momento. Aperfeiçoada pelos profissionais que o sucederam nos anos seguintes, a anestesia pode ser considerada uma das maiores descobertas da humanidade.

  4. Em 1871, Morrison desenvolve um motor a pedal, tornando possível a execução de um preparo mais adequado do dente cariado, embora a duras penas. Com a chegada da energia elétrica, seu motor promoveu o desenvolvimento da Dentística Operatória. alguns anos mais tarde com a publicação do livro de G.V. Black,"A Textbook of Operative Dentistry",proporcionando à Odontologia o seu terceiro grande momento. Na mesma época, a invenção do pneu trouxe à profissão a oportunidade de usar a vulcanização da borracha no uso de bases de dentaduras, substituindo as bases metálicas de difícil confecção pela chamada "vulcanite". Acessível à maioria dos laboratórios da época., o material era modelável e aplicável a todas as próteses removíveis.

  5. Em 1883, Rui Barbosa se envolve na reforma do ensino fundamental brasileiro, apresentando um volumoso trabalho destinado ao aperfeiçoamento do sistema de ensino público. Em suas idéias pioneiras, sugeria que médicos e dentistas se fixassem em consultórios nas escolas. Assim, começava a institucionalização da profissão. Nesse momento, já estava sendo criado o Curso de Odontologia nas Faculdades de Medicina da Bahia e do Rio de Janeiro, o quarto grande momento da Odontologia brasileira. Apareceram os primeiros livros odontológicos escritos por brasileiros. Surge a primeira associação de dentistas. Izabella von Sydow, a primeira mulher a se formar no Curso de Odontologia, recebe seu diploma. Os raios X são descobertos por Wilhelm Roentgen.

  6. No início de 1900, os processos de fundição de incrustações metálicas em ouro sofreram uma revolução com a aplicação do milenar método da cera perdida, desenvolvido por Taggart. A prótese fixa, graças a isso, teve um grande avanço no seu aperfeiçoamento. Na mesma época, o prof. Coelho e Souza começa a publicar o seu Manual Odontológico, que abrangeu toda a Odontologia. Sua magnífica obra foi responsável por um ensino mais adequado nas Faculdades que começavam a ser criadas nas duas décadas que se seguiram.

  7. O Rio de Janeiro toma aspecto de cidade francesa, com suas construções e jardins bem delineados. Surge a Universidade do Brasil em 1925. O curso de Odontologia se transforma em Faculdade de Odontologia e consegue sua autonomia em 1933,ocupando um prédio próprio na Urca, no sexto grande momento da profissão.

  8. Nesse mesmo ano, as várias associações odontológicas existentes se transformam na Casa do Dentista Brasileiro. Dez anos depois, muda seu nome para Associação Brasileira de Odontologia. É o sétimo grande momento da Odontologia brasileira.

  9. Criam-se novas Universidades e Faculdades. As medidas preventivas começam a mudar mentalidades científicas. Chega a turbina de alta rotação e aparece o material adesivo, no oitavo grande momento, nestes 500 anos de Odontologia. (Cortesia: Jornal da ABORJ)